sábado, 28 de maio de 2011

Caminhada projeto sala verde...

PROJETO SALA VERDE
Implante essa idéia!
Convidamos para Grande caminhada
pelo Meio Ambiente
04/06/2011 às 9:30hs.
Saída da Faccamp percorrendo a Av. Adherbal da Costa Moreira.
- Distribuição de Mudas
- Posto de Coleta de Material Reciclado
- Feira de Adoção de Animais: Projeto Adote um Amigo:
http://www.meadoteclp.blogspot.com/

Gestão Ambiental
Gestão Financeira
Gestão em Segurança do Trabalho
1º semestre ( Noturno )

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Grupo Natureza viva...

Dia 23/05/2011 o grupo natureza viva fez sua apresentação, e entregou para todos que estavam assistindo sua apresentação, uma sacolinha verde, para ser colocado nos carros jogando os lixinhos pessoais e assim evitando poluir o meio ambiente...


Fotos da apresentação...








domingo, 22 de maio de 2011

Grupo G8...

O Grupo G8 na ultima quinta feira dia 19 de maio fizeram uma apresentação de um vídeo relacionado aos fins dos tempos causado pela nossa falta de conscientização para com o nosso planeta Terra.
Foram tiradas algumas fotos onde muitos alunos pararam para assitir ao vídeo passado do lado de fora do prédio7 da Faccamp ...


Pessoal de outros grupos prestigiando a apresentação...


Pessoal de outros grupos e a Professora Jackeline prestigiando a apresentação...



Meninas dos grupos G1 e G3 prestigiando a apresentação tambem...


Galera da Faccamp assistindo apresentação...




Apresentação...



Pessoal do G8...



Pessoal do G8...

Grupo G3...

O Grupo G3 criaram um site "Atitude plante essa idéia", o tema que abrange no site é o processo de logística reversa, imagens, mensagens, pesquisas e a concientização do uso de certos tipos de materiais...
Para mais informções acesse o site.
http://salaverdeg3.webnode.com.br/

Grupo G2...

O Grupo G2 estão com o projeto da "Grande caminhada pelo meio ambiente" que sera no dia 28/05/2011 as 9:30 da manhã com saída da faculdade Faccamp de Campo Limpo Paulista percorrendo a Av.Adherbal da Costa Moreira, todos estão convidados...
Teram também distribuição de mudas, Posto de coletas de material reciclado, Feira de adoção de animais: Projeto adote um amigo.
blog http://www.meadoteclp.blogspot.com/

sábado, 21 de maio de 2011

Apresentação do nosso grupo sala verde G1 ...

Nossa apresentação foi em base do nosso blog atitude verde que vocês têm prestigiado, o nosso muito obrigado a todos que nos vizitam e se tornam nossos seguidores...

No dia da apresentação entregamos aos 3 representantes dos tecnológos de Gestão de segurança do trabalho, gestão de finanças e gestão ambiental e para a nossa professora de comunicação empresarial Jackeline...

Entregamos também uma sementinha verde para a nossa preofessora de fundamentos a ecologia e meio ambiente...










Entrega de mais uma plantinha da atitude verde para a Diretora do Cosmos e mediadora da Faccamp,  Inês...


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lixos de outras culturas ...


O lixo no Japão, é um assunto levado muito á sério pela população, todos tem a educação ambiental bem clara e objetiva, pelo fato de não haver muito espaço no País.
Todo morador ao se mudar para um bairro novo recebe um calendário de lixo, onde se explica como, o que e quais dias jogar cada determinado lixo, a prefeitura da cidade fornece ao novo morador sacos de lixos próprios para jogar determinados lixos por 3 meses, depois cada morador terá que comprar em super mercados ou lojas de materiais de construção, pois eles so aceitam lixos nestes sacos que ja tem identificação propria para cada tipo de lixo...
Próximo as casas ou apartamentos sempre têm uma caçamba para ser depositado os sacos de lixos, e nos bairros fazem uma reunião para quem vai ser responsável no mês para vasculhar e verificar se os moradores estão de fato jogando lixos adequadamente e nos dias certos, pois se não eles devolvem diretamente na porta do dono, pois tem um local do lixo que se coloca o numero do apartamento ou da casa.
Nas ruas não se encontra lixos pois quem joga lixo no chão alem de passar vergonha se for pego leva multa,ou seja a educação ambiental ja eh ensinado desde o berço,e eles o povo japonês dão muita importância para a natureza e por isso eles preservam muito bem o que eles têm de belo no País.


Por Grasiela yutani, segurança do trabalho da faculdade Faccamp.

sábado, 14 de maio de 2011

Reutilização de garrafas pet

È interessante como a reutilização de garrafas pet, feita por dona Neide podem  se transformar em diversos objetos de utilização. Usando a criatividade e a consciência ambiental, sendo um método muito importante no ambiente em que vivemos. Pois assim se diminui a quantidade de garrafas que se dirigem aos  aterros sanitários, sem nenhum  aproveitamento desse tipo de material que se tem uma utilidade de reciclagem tão acessível e útil.




Criações de Dona Neide







Aquecimento Global - Salvar o Planeta

O vídeo mostra os impactos que causamos ao meio ambiente, pela emissão de gases que interferem no aumento da temperatura mundial, ocasionando impactos devastadores ao planeta terra, como o derretimento das geleiras tendo como consequência o aumento dos níveis dos mares, furacões, tornados, secas, inundações, extinção das espécies de animais, doenças que afetam a saúde humana, etc.



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conscientização

Conscientização: O ato de se tornar consciente. Esclarecido sobre algo é necessário para nosso aprendizado, tomar consciencia nos prepara e evita habitos inadequados .
Alguns tipos de conscientização :
Conscientização e sustentabilidade: Nos prepara a enfrentar problemas ambientais como o uso moderado da água e energia elétrica, reciclagem do lixo, não utilização de automóvel e uso de transporte coletivo, jogar lixo no lugar correto .
Conscientização e preconceito: O respeito ao ser humano independente de etnia, crença, cultura, política, situação sócio-econômica e outras individualidades. Além disso, nos torna pessoas capazes de compreender o mundo.
Conscientização e saúde: Vicios como tabagismo, dependencia quimica ou alcoolismo, habítos promíscuos que são considerados comportamento de risco, falta de higiene vão contra habitos conscientes como evitar o cigarro, negar drogas e alcool numa roda de amigos, e principalmente o uso de preservativos (camisinha) para evitar as DST´s (Doenças Sexualmente transmissiveis ) ou o simples hábito de lavar as mãos .
Conscientização no trânsito: Devemos fazer nosso papel quando assumimos o volante ou quando estamos no papel de pedestres, não beber e dirigir e respeitar o limite de velocidade são hábitos a serem tomados
Conscientização e sociedade: Eleição: Seu voto é a arma mais poderosa para não colocar determinados candidatos que não cumprem com suas propostas, sempre veja o que o candidato eleito está fazendo .
Conscientização com o próximo: Idosos, gestantes, deficiente e pessoas acima do peso Respeitar o direito do idoso, das gestantes, dos deficientes e pessoas acima do peso são regras elementares para uma sociedade . Também engloba o respeito aos vizinhos, a poluição sonora é um fator de desrespeito ao seu semelhante .

sábado, 7 de maio de 2011

Arquitectura Bioclimática

A Arquitectura Bioclimática consiste no desenho de edifícios tendo em consideração o clima local, aproveitando os recursos naturais disponíveis (Sol, vento, vegetação) com o objectivo de obter conforto térmico nos edifícios reduzindo os consumos de energia.
Apresentam-se aqui dois protótipos de projectos de vivendas bioclimáticas como exemplos do desenho de arquitectura.
Projecto de Arquitectura Bioclimática - Vivenda 1
Projecto de Arquitectura Bioclimática - Vivenda 2
Para a elaboração destas moradias foram tomadas em consideração estratégias de design passivo, aprovação pela regulamentação em vigor, medidas de eficiência energética, integração de energias alternativas e a sustentabilidade da construção.

Construção civil feitas com blocos ecológicos.

Cascas de ostras e de mexilhões estão ganhando novos usos em Santa Catarina. E, quem diria... Na construção civil. Bernadete Batalha Batista, aluna de engenheira ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), dedicou dois anos para encontrar a combinação ideal, que garantisse um material resistente para criar o bloco ecológico. Em sua composição estão cascas de frutos do mar e resíduos de obras como pós de porcelanato e de vidro, além de areia e cimento.Vale ressaltar que o estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras e mariscos. Estima-se que mensalmente cerca de 200 toneladas de cascas de ostras acabam no lixo, em terrenos baldios ou até mesmo no mar.

O bloco ecológico é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que ainda não foi apresentado, oficialmente, na universidade, mas já rendeu três premiações fora dela, além de ter sido contemplado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Com a verba a ser liberada em 2009, Bernadete pretende comprar maquinário e contratar pessoal para conseguir produzir em escala industrial a novidade, que dispensa o uso de quase 50% de areia e cimento, insumos responsáveis por 7% das emissões de CO2 no mundo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Blocaus Pré-fabricados, empresa localizada no município de São José, região metropolitana de Florianópolis, onde Bernadete era estagiária e, há um ano foi contratada.

Como todos os testes de resistência à compressão do bloco ecológico e de absorção à água dentro dos padrões determinados pela Norma Técnicas Brasileiras (ABNT), Bernadete conquistou a confiança de acadêmicos e empresários do setor, houve também um acordo entre a Blocaus e a prefeitura de São José para que os caminhões que a prefeitura utilizava para recolher as cascas e levá-las para aterros passasse a entregar os resíduos diretamente para a indústria, onde ocorre sua transformação. Bernadete conta que a cada mês são recebe 46 toneladas de cascas de ostras e de mexilhões.
Calcula-se que com as 160 toneladas de cascas entregues nos últimos quatro meses foram feitos 40 mil blocos, montante necessário para ser construídas cerca de 20 casas, com 600 metros quadrados cada ou ainda 22 mil metros quadrados de calçadas ou pavimentos. Além de ecológico, o bloco de Bernadete é ainda mais barato. Cada unidade do bloco de concreto convencional custa, em média, R$1,70 (há variações referentes ao tamanho e ao modelo), o ecológico sai por R$1,50 a unidade.

Assim como seus projetos, a história pessoal de Bernadete também é bem interessante. Aos 16 anos, ela precisou abandonar os estudos por conta das dificuldades financeiras. Passou a trabalhar como recepcionista em hotéis e escolas. Quase 30 anos depois, decidiu virar a mesa e voltar a estudar. Fez supletivo, estudou muito e passou no vestibular. Contou com a ajuda e as aulas particulares de sua amiga e parceira a engenheira Mara Viviane dos Santos, que também se envolveu na criação dos blocos ecológicos.


Luciana Ackermann - O Globo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Greenpeace

O vídeo Greenpeace, demonstra uma crítica  à comercialização de hectares da  Amazônia, onde empresários de todo o mundo podem usufruir de seus recursos acabando com a diversidade heterogenia que se encontra na floresta como a  biodiversidade de animais e vegetações.
   
  


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gILcz1hy7H8&playnext=1&list=PL92547D65E1B6F437

Sustentabilidade

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação, define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres. Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, a declaração, no seu item 6, já abordava a necessidade imperativa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações" - um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.
A ECO-92 - oficialmente, Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento -, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. A mais importante conquista da Conferência foi colocar esses dois termos, meio ambiente e desenvolvimento, juntos - concretizando a possibilidade apenas esboçada na Conferência de Estocolmo, em 1972, e consagrando o uso do conceito de desenvolvimento sustentável, defendido, em 1987, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento(Comissão Brundtland). O conceito de desenvolvimento sustentável - entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades - foi concebido de modo a conciliar as reivindicações dos defensores do desenvolvimento econômico como as preocupações de setores interessados na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Outra importante conquista da Conferência foi a Agenda 21, um amplo e abrangente programa de ação, visando a sustentabilidade global no século XXI.
Em 2002, a Cimeira (ou Cúpula) da Terra sobre Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo reafirmou os compromissos da Agenda 21, propondo a maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) através de programas e políticas centrados nas questões sociais e, particularmente, nos sistemas de proteção social.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lista para doações para o Atelier Mãos que criam.

  • Papel sulfite
  • Massa de modelar
  • Sacos plasticos podem ser de 40 e 100 litros
  • Pano de prato e pano de chão
  • Roupas em bom estado (adulto e criança)
  • Materiais de limpeza em geral (agua sanitaria, desinfetante e alcool etc...)
  • Fraudas e outros tipos de materiais de utilidade diàrias
Um gesto de solidariedade pode mudar o mundo... Pense nisso você tambem... Tenha uma atitude de bondade e humanidade...
 Este projeto esta sendo feito pelo pessoal do segundo ano de RH da Faccamp, Campo Limpo Paulista e quem estiver interessado para maiores informações tem o Telefone da Regiane (voluntariado) 11 4815-8440 e o Email maos_que_criam@hotmail.com .

Atelier Mãos que criam

Ajude a Grendacc e Apae de Campo Limpo Paulista doando e sendo solidario

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um pouco da historia sobre reutilização...

Nos anos 60, o designer austríaco Victor Papanek (1927-1999), radicado nos Estados Unidos, cunhou a expressão “cultura Kleenex” — uma referência à tradicional marca de lenços descartáveis — para resumir criticamente o comportamento da época: tudo era usado e depois jogado fora. Segundo ele, a sociedade não se importava com o lixo produzido nem pensava nas consequências negativas dessa atitude para o planeta. Papanek firmava-se assim como um dos pioneiros a levantar a bandeira da sustentabilidade, um conceito que hoje, cinco décadas mais tarde, é perseguido com afinco pela arquitetura, pela engenharia — e pelo design.